segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Edvard Munch - Rodigo Motomatsu, n°30

Postado por: Rodrigo Motomatsu, n°30



Auto-retrato de Edvard Munch.


O Grito, de Edvard Munch. Pintado em 1892. Uma de suas obras mais famosas.

Edvard Munch nasceu no dia 12 de Dezembro de 1863 em Loten na Noruega. Munch tinha três irmãs (Sophie, Laura e Inger) e um irmão, Andreas. Em 1864, a família mudou-se para a cidade de Christiania (hoje chamada Oslo). No ano de 1868, a mãe de Munch morre de tuberculose. Munch começa a estudar engenharia em 1879. Mas um ano depois desiste dos estudos e decide ser pintor. Estuda arte e em agosto freqüentando a Academia de Desenho de Oslo, vende dois quadros e pinta o seu primeiro auto-retrato.
Em 1882 aluga um estúdio em Oslo conjuntamente com seis outros estudantes de arte.Christian Krohg supervisiona o trabalho deles. Um ano depois, exibe pela primeira vez na Exposição de Outono de Oslo.
Estabelece contato com o Movi¬mento Artístico e Literário Boêmio de Christiania: Jaeger, Krohg, Jensen-Hjell. Conhece Milly Thaulow. No ano de 1885, expõe na Exposição Mundial de Antuérpia. Em Paris estuda no Salon e no Louvre. É influenciado por Manet. Passa o Verão em Borre e o Outono em Oslo. Inicia três obras da maior importância: A Criança Doente, O Dia Seguinte e Puberdade. A Criança Doente escandaliza o público na Exposição de Outono de Oslo.
A sua primeira exposição individual, em Oslo (de 110 obras), suscita o interesse de alguns quadrantes. Passa o Verão em Asgardstrand onde, de agora em diante, começa a passar os Verões. Ganha uma bolsa de estudo estatal. Em Paris freqüenta a Escola de Arte de Léon Bonnat.
O pai de Munch morre em Novembro de 1889. Muda-se para St. Cloud, um subúrbio de Paris, e renuncia ao Naturalismo no seu manifesto de St. Cloud. Continua na escola de arte de Bonnat. Em Maio de 1890, de volta a Oslo, pinta Dia de Primavera em Karl Johan, em estilo Neo-Impressionista. Vai para Le Havre em Novembro de 1890. Em Janeiro do ano seguinte, vai para Nice e, em Abril, para Paris, onde vive na Rue Lafayette. No final de Maio volta a Oslo. Passa o Outono em Nice trabalhando no Friso da Vida.
Visita Paris, em 1895, duas vezes. É influenciado por Toulouse-Lautrec, Bonnard e Vuillard. Edição de oito gravuras a água-forte. Morre seu irmão Andreas.Passa a Primavera de 1896 em Paris. Xilogravuras e litografias a cores são editadas pela primeira vez. Expõe no Salon des Indépendants.
Volta em 1897 para Paris. Faz uma exposição em Oslo (85 quadros). Em 1898 vai para Copenhaga, Berlim e Paris. Participa no Salon des Indépen¬dants. Passa o Verão em Asgardstrand e conhece Tulla Larsen.
Em Março de 1900 vai para Berlim e de lá para um sanatório suíço. Completa o Friso da Vida. No Inverno de 1901 pinta paisagens em Nordstrand.
Passa o Inverno e a Primavera de 1902, em Berlim. Exibe o Friso da Vida completo na Sezession Berlinense.
Primeira exibição na Galeria Cassirer em Berlim, a partir de 1903. Lindo encarrega-o de executar um friso para o quarto dos seus filhos na sua casa, em Lubeque. Depois viaja para Oslo e Berlim outra vez.
Expõe 20 quadros na Sezession Vienense. Participa no Salon dos Indépendants, em Paris. A Academia de Arte Weimar coloca um estúdio à sua disposição.Do Inverno até ao Verão está em Turíngia e Weimar, durante o ano de 1906. Desenha o cenário para Fantasmas de Ibsen e Hedda Gabler para o teatro de Câmara de Max Reinhardt em Berlim. É-lhe encomendado um friso para o salão oval do Teatro de Câmara.
Exposição Sonderbund em Colônia no ano de 1912, onde mostra 31 quadros e é classificado a par de Van Gogh, Gauguin e Cézanne. Homenagens pelo seu 50º aniversário.
Em, 1923, torna-se membro da Academia Alemã de Belas Artes. Em 1926, Edvard Munch viaja para exposições em Munique, Dresden, Copenhaga, Mannheim e Zurique. Morre a irmã de Munch — Laura.
Retrospectivas de grande vulto nas Galerias Nacionais de Berlim e Oslo, em 1927. Em 1928 Desenha os murais para a Câmara Municipal de Oslo.
Desenha os murais para a Câmara Municipal de Oslo. Durante 1930 uma enfermidade ocular torna o trabalho cada vez mais difícil.
Acontece a invasão alemã da Noruega em 1940, porém Munch recusa-se a ter qualquer tipo de relação com as forças ocupantes.Consegue, enfim, a sua primeira exposição nos E.U.A, em 1942. Em 1943, recebe homenagens pela passagem do seu 80º aniversário. Grave constipação. No ano de 1944, dia 23 de Janeiro, Munch morre tranquilamente em Ekely. Deixa a sua propriedade à cidade de Oslo, a qual abre o Museu Munch em 1963 para celebrar o centenário do seu nascimento.

Fonte:
________________________________________
Pintores Famosos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário