domingo, 5 de setembro de 2010

Pierre Bonnard - David de Faria Nº9, 6ºano B

Pierre Bonnard - David de Faria Nº9, 6ºano B


Filho de um chefe de negócios de Ministério da Guerra, e com mais dois irmãos, Bonnard deveria formar-se em Direito, pela Sorbonne, para cumprir o desejo de seu pai. No entanto, depois de dois anos em Paris, inscreveu-se na Academia das Belas Artes e na Academia Julian, começando aí a sua carreira artística. A sua pintura de interiores, de cores claras e luminosas, reflete a capacidade de captar os pequenos detalhes, sob um efeito emocional. Os objetos parecem se formar pela solidificação do ar.


A esquerda, avizualização do pintor sobresua mulher, Marthe.
Acima, o auto retrato de Pierre Bonnard.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Eliseu Visconti - Lucas 6B n°23

Serra de Teresópolis

PANO DE BOCA DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO – “A INFLUÊNCIA DAS ARTES SOBRE A CIVILIZAÇÃO” – 1908 - ÓLEO SOBRE TELA DE LONA – 12 m x 16 m
Auto-Retrato de Eliseu Visconti


Eliseu d’Angelo Visconti nasceu em Campânia, região Sul da Itália no dia 30 de julho de 1866. Veio com sua família para o Brasil entre 1873 e 1875 e se instalou no Rio de Janeiro onde estudou no Liceu de Artes e Ofícios em 1883 e na Academia Imperial de Belas Artes em 1885. Realizou sua primeira exposição individual em 1901, na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde, além das telas a óleo, expôs trabalhos de arte decorativa e de arte aplicada às indústrias. Assim, começou a introduzir a art-noveau no Brasil baseada na arte gráfica. Sua exposição foi bem acolhida pelos críticos da época e por causa disso foi convidado para fazer decorações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Eliseu fez o pano de boca, o plafond (teto sobre a platéia) e o friso sobre o palco (proscênio). De 1906 à 1913 foi professor na primeira cadeira de Pintura da antiga Escola Nacional de Belas Artes e teve alguns disciplos. Em 1920 voltou ao Brasil e retratou paisagens como as de Teresópolis. Eliseu usava técnicas e influências naturalistas, renascentistas, realistas, pontilhistas, impressionistas e neo-realistas. Faleceu no dia 15 de outubro de 1944, aos 78 anos de idade, em sua residência, Copacabana, Rio de Janeiro.
Fontes:

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Caio Rossetti n°3

Carlo Bugatti Otto

Art Noveau criada na Europa no fim do século XIX é um movimento artístico que influenciou muito o mundo das artes pláticas . Caracterizada por suas formas organicas a art noveau teve como um de seus principais artístas Carlo Bugatti.

Carlo Bugatti ( Itália , 1856-1940 ), era um famoso escultor e um respeitado artista carpinteiro. Ele era famoso por suas mobílias artísticas, quando garoto já apresentava muita empolgação para a mecânica. Aos 18 anos abandonou a Escola de Belas Artes de Milão, para desgosto do pai, e foi contratado como aprendiz na empresa Prinetti & Stucci, em sua cidade natal. Em 1880 ele se casou com Teresa Loriole e, ao longo dos próximos anos, eles tiveram três filhos, Ettore, Deanice e Rembrandt. Carlo Bugatti alem de ser um excelente escultor também desenhou carros na sua vida.



Bugatti Type SC Atlantic, que agora pertence a Ralph Lauren.




A Sala Caracol, por Carlo Bugatti, de 1902.



Gabinete de Carlo Bugatti, de 1900

Fontes:

William Bradley - Pedro Umeta n.o 26, 6B

Art Nouveau
O art noveau preocupava-se com a originalidade da forma, tinha relação direta com a Segunda Revolução Industrial e com a exploração de novos materiais, como o ferro e o vidro e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida, que teve grande influência nos cartazes. Art nouveau significa arte nova em Portugal, Art Nouveau, na França, Modern Style, na Inglaterra, Jungendstil, na Alemanha Sezession, na Áustria; Stilo Floreale, Inglese ou Liberty, na Itália, Modernismo na Espanha. Art Nouveau originou-se em movimento da Europa, entre 1890 e 1910.

William Bradley
William Bradley, nasceu no dia 10 de julho de 1868 e morreu em Boston 1962. Seu primeiro emprego foi quando tinha 12 anos, como um impressor para um jornal semanal. Entre 1896 e 1898, publicou sua própria revista chamada Bradley. Essa revista era dedicado a arte, literatura e de impresão. Aos 28 anos devido ao intenso trabalho ficou muito doente e teve que vender a Wayside Prees. Recuperado, Trabalhou com livros de crianças, onde ganhou muitos prêmios como Aiga.



William Bradley H.
Victor Bicicletas



William Bradley H. Chap Book



Fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/William_H._Bradley

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Eugène Gaillard . Alvaro N°1

Resumo do texto com + coisas...
O artista Éugene Gaillard

nasceu na em Paris, na França.Em 1862 e faleceu em 1933, com 71 anos.
   A maioria das pessoas não sabe que Eugène foi educado na "jurisprudência", porém não exerceu advogacia por muito tempo. Ao contrário, ele se tornou um escultor, artesão e designer mobiliário.
  Eugène também já teve seu própio pavilhão, "Art Nouveau Bing", composto por 6 salas de modelo, cada uma representando, fases e/ou estilos de vida.
TEXTO
Eugéne se tornou um escultor, artesão e designer mobiliário e, nesta última capacidade. Ele foi realmente um líder de art nouveau. Interiores, mobiliários e têxteis Gaillard, também foram comercializados por Siegfried Bing através do seu Maison Art Nouveau. Na Exposição Paris 1900, a arte tinha o seu próprio pavilhão revendedor ", Art Nouveau Bing", com seis salas modelo, cada um dos quais simula um ambiente residencial. Todos os objetos mostrados, incluindo mobiliário, têxteis e objetos artesanais, foram concebidos por três artistas: Edward Colonna, Georges de Feure e Eugène Gaillard. Bing foi o primeiro a aplicar o princípio de "criar um ambiente" para a sua exposição, um desenvolvimento que corresponde a tendência para o total da obra de arte. O natural e animada inter-relação das coisas devia ser claramente reconhecível e cada objeto era para ser apresentado no local a que se destina a ser utilizado. Até 1914 Eugène Gaillard requintadamente concebida elegante mobiliário em estilo Art Nouveau. Sua abordagem para a concepção e motivos florais revela inspiração ainda não foi destinado para imitar a Natureza, como ele explicou em 1906 um ensaio intitulado "À propos du Mobilier". Em 1901 Eugène Gaillard foi co-fundador da Société des Artistes Décorateurs, expondo seus projetos em seu Salão mostra.

Aqui Algumas de suas Obras :
Cabinet